NAS SITUAÇÕES COTIDIANAS, muitas vezes nos deparamos com algum tipo de seguro, seja por vontade ou necessidade própria ou por conveniência (aqui dependendo do caso essa prática pode ser ilegal).

O fato é que as condições e coberturas, que ocasionam em indenização, devem ser claras e objetivas no contrato, a fim de evitar surpresas desagradáveis ao resgatar o valor do prêmio, negado ao argumento de muitas situações para justificar exclusão da cobertura e consequentemente o não pagamento do prêmio. Dentre as principais causas para a negativa de pagamento do prêmio ou exclusão do segurado estão:

Doenças e Lesões preexistentes;

Falta de pagamento;

Lesões causadas por LER-lesões por esforço repetitivo;

Cometimento de suicídio antes de 2 anos de contrato;

Situações omitidas na Declaração de Saúde ou irregularidade;

Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho -DORT;, Lesões por trauma continuado -LTC- etc…

Ao contratar um seguro de vida o contrato deverá trazer expressamente os limites de cobertura. Logo, convém que o segurado se cerque de coberturas específicas a exemplo de diárias por Internação Hospitalar ou diárias por Incapacidade Temporária.

É comum o cidadão assinar um contrato de Seguro de Vida, muitas vezes atrelado à outra negociação, geralmente bancária (como por exemplo, para ser concedido um empréstimo). Entretanto, além de ser ilegal tal condição, passível inclusive de Ação Judicial, também ocorre que nestes momentos, exatamente por não ser a vontade original o seguro em si, os segurados não atentam para as cláusulas do contrato de seguro.

Os problemas começam a surgir quando os segurados efetivamente precisam do valor do prêmio, pelas causas previstas no contrato, o que muitas vezes é negado, principalmente sob a alegação de doença pré existente.

Malheiros Huang Advocacia é composto por profissionais habilitados para analisar seu contrato e assegurar, se for o caso, o recebimento do prêmio prometido.

Dentre os principais problemas relacionados à Seguro Vida e Acidentes Pessoais, temos:

  1. Omissão de informações relevantes no ato do preenchimento do questionário de avaliação de risco;
  2. Doença pré-existente;
  3. Estado de invalidez não caracterizado;
  4. Pagamento dos prêmios em atraso;
  5. Suposto agravamento do risco ;
  6. Alteração em apólice de seguro de vida após a contratação.